Total de visualizações de página

domingo, 5 de abril de 2009

MAIS VEREADORES NA CÂMARA

A possibilidade de aumentar o número de vereadores nas câmaras municipais de todo o Brasil se tornou uma briga mista pois todos os partidos tem deputados e senadores contra e a favor da proposta.

Com o número de edis de acordo com o número populacional auferido pelo IBGE, se a proposta fosse aprovada a tempo Juruti teria hoje 13 vereadores.

A proposta aprovado na câmara dos deputados em julho do ano passado ao ser enviada ao senado, foi aprovada somente em dezembro de 2008 e apenas em parte ou seja, a parte que tratava do número de vereadores deixando para depois o custeio das câmaras aí é claro foi tudo de água a baixo. Hoje está na CCJ da câmara federal.

A questão do quantitativo é apenas um problema pontual da questão política. Outros temas que também deveriam ganhar corpo nessa discussão seria a idade para ser candidato a vereador, hoje a partir de 18 anos qualquer cidadão poderá ser candidato ao cargo, bem como a questão da educação formal do candidato, hoje muito questionada pois qualquer semi-analfabeto pode ser candidato. E ainda a vida pregressa dos pretendentes a cargos, em certas regiões foram eleitos candidatos na prisão. Todas essas demandas inerentes a política nacional só poderão ser resolvido com uma profunda reforma política, o que não se vislumbra nos horizontes de Brasília.

Para o vereador Carlos Alberto (DEM) as reformas serão muito importantes, porem enquanto não se resolve a questão, a maior mudança deve começa a partir da mobilização da própria sociedade quando escolhe seus representantes, visto que há quem tenha planos de transformação, mudanças e também aqueles que tem planos de poder, de se utilizar da política em beneficio próprio estendendo a seus companheiros, outros se quer sabem qual o seu papel. Finaliza.

Hoje Juruti tem nove representes da população na câmara de vereadores em caso de aumento no número de cadeiras aumentarão também o numero de candidatos, aumentando as representações os partidos ganharão mais autonomia a discussão tem mais qualidade é claro dependo de quem se eleger, a própria população terá mais alternativas. Em 2012 deverá ser assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLHA O PERFÍL ANONIMO E TENTE DUAS VESES E SERÁ PÚBLICADO SEU COMENTÁRIO OBS. EM CASO DE DIFAMAÇÃO OU PALAVRA DE BAIXO CALÃO NÃO SERÃO PUBLICADOS.