Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de abril de 2009

ESCOLA EMANUEL SALGADO RETRATO DO DESCASO

Inaugurada em 1975 a Escola Estadual Emanuel Salgado Vieira que já foi um orgulho de estrutura educacional em Juruti, hoje passa por uma situação critica.

Localizada no centro da cidade a Escola Emanuel deveria ser modelo de estabelecimento de ensino em Juruti, no entanto desde sua inauguração não recebeu nenhuma reforma, e ao longo dos seus quase quarenta anos foi se deteriorando ficando em situação precária.

Hoje sem atenção dos governos, parte de suas dependências estão desativadas, banheiros servem de depósitos e lugares para ratos, salas de aula com piso grosso a cobertura com goteiras e a velha brasillit o matagal toma conta dos arredores da escola são raras as salas que dispõem de ventilador, e as que tem a posição dos mesmos abaixo das lâmpadas refletem uma imagem giratória oferecendo risco aos alunos a desenvolverem problemas visuais.

Outra situação que chama atenção na Escola é o fato de parte de suas salas estarem superlotadas em alguns casos duas turmas estudam juntas para ceder sala par outra turma que veio de outra escola Abdias de Arruda que tem sete salas mas apenas três tem carteiras quatro estão ociosas, para funcionar todas as turmas matriculadas na escola, duas turmas totalizando noventa alunos estão estudando no clube recreativo chapéu de palha entram as 13:00 e saem as 16:00 em função do forte calor. Os professores tiveram que procurar pedaços de carteiras para serem consertadas e funcionar duas outras salas.

O prefeito municipal já reuniu na Escola afirmou que não poderia fazer absolutamente nada, pois os alunos pertenciam ao Estado e não ao município.

O diretor da Escola Ferdinando Barata já tentou de todas as maneiras solução para o problema mas até o momento tem recebido apenas promessas sem solução por parte do governo do Estado, a ultima destas promessas foram com relação as carteiras que chegariam no dia 20 de Março para a Escola, porem até o momento nenhuma carteira chegou para o estabelecimento de ensino.

Uma outra situação vivenciada pela Escola se trata do quadro de funcionário, trabalha hoje como serviços gerais uma pessoa que tem por missão limpar todo o espaço físico do local o que é desumano, faltam professores e a situação é caótica. Os quadros de giz com o passar do tempo não apresentam nenhuma condição de trabalho.

Os vereadores dos DEMOCRATAS após visitas a Escola averiguaram in loco a situação enviaram documento a bancada do partido na Assembléia legislativa pedindo que o pleito chegue até a governadora Ana Júlia bem como estarão enviando documento a própria governadora.

O vereador Carlos Alberto em seu pronunciamento na tribuna da câmara na ultima quarta feira questionou a atitude do prefeito, quanto sua justificativa para não atender o pedido da Escola pelo fato dos alunos serem do Estado e não do município, o vereador pediu que se não atendessem a Escola como estrutura do Estado mais atendessem os alunos com o direito que tem no FPM ( fundo de participação dos municípios) e que deve ser investido parte em educação. Finalizou.
VAMOS VER ALGUMAS FOTOS QUE REVELAM A SITUAÇÃO DA ESCOLA.

Um comentário:

  1. Pedro Paulo de solza28 de abril de 2009 às 08:16

    CARLOS ALBERTO, me diz uma coisa,o que aconteceu com á AUDIENCIA,que estava marcado para o dia 27/04/2009,o rato comeu?,estavamos na extectativa dessa AUDIENCIA,tive conhecimento,que o JUIZ ELEITORAL Dr.JOSÉ RONALDO está respondendo dois processos,no TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO,e está respondendo em um deles o art.229 do CCB,é preciso que nos podessimos saber desdes fatos são verdadeiros,sou de juruti,mais atualmente estou em manaus,e acompanho esse blog.

    ResponderExcluir

ESCOLHA O PERFÍL ANONIMO E TENTE DUAS VESES E SERÁ PÚBLICADO SEU COMENTÁRIO OBS. EM CASO DE DIFAMAÇÃO OU PALAVRA DE BAIXO CALÃO NÃO SERÃO PUBLICADOS.