Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de junho de 2012

LIXÃO, UMA HERANÇA MALDITA

As cidades brasileiras hoje precisam de um lugar adequado para tratar seus resíduos, em muitos municípios o lixo se torna fonte de renda.  Nesse contexto vejamos o que sabemos sobre o atual lixão de nossa cidade.

O atual lixão de Juruti se instalou as margens da Pá 257 a cerca de 05 Km da sede do município e teve início no primeiro governo do prefeito Henrique Costa, antes os resíduos produzidos pela população da cidade eram despejados em outro lugar.

A realidade do lixão de Juruti representa exatamente mais uma das muitas heranças ruins que o governo Henrique deixará para a sociedade e para o próximo governante.

O lixo hospitalar que pela legislação ambiental vigente deveria ter um lugar adequado e único para o devido, porem em Juruti é  despejado no lixão para onde vai todo tipo de lixo representando um risco para quem manuseia ou circula no local.

A  localizado do lixão revela o distrato do prefeito com a população, a menos de 1.000 metros de residências onde os moradores destas podem ser contaminados por doenças transmitidas por proliferadores como ratos, urubus, cachorros e moscas, que circulam no lixão e também tem acesso a essas residências. Da localização podemos confirmar que está a menos de 1.000 metros em linha reta da pista de pouso aéreo do município, o que pode provocar um acidente por conta de abutres que voam no local atraídos pelo lixo.

O igarapé da água boa também está muito perto desse deposito de lixo há frequentemente o carreamento pela enxurrada de materiais que acabam chegando ao leito do igarapé.

Outro fato vergonhoso para a população Jurutiense em relação ao lixão e sua localização às margens da Pá 257, todas as pessoas tanto que vem das comunidades rurais como quem vem de outros municípios pela Pá, tem que passar ao lado do lixão, acabam inalando a fumaça produzida pela queima do lixo no loca e sentindo o odor do local.

Mesmo com esse odor muito forte no local, nenhuma ação pública por parte do executivo fora feito durante esses anos todos  para solucionar o problema, no ano de 2009 foi realizado pela ALCOA um trabalho de trincheiras do lixão, tudo após criticas feitas pelo vereador Carlos Alberto que durante todo seu mandato questionou a localização e a resolução do problema que envolve o lixão, Porem sem êxito, pois o prefeito foi insensível com relação ao caso. Essa será mais uma herança maldita deixada para Juruti e o próximo governante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLHA O PERFÍL ANONIMO E TENTE DUAS VESES E SERÁ PÚBLICADO SEU COMENTÁRIO OBS. EM CASO DE DIFAMAÇÃO OU PALAVRA DE BAIXO CALÃO NÃO SERÃO PUBLICADOS.